Joana Garoupa

Garoupa.INC 


Apaixonada por marcas, Joana Garoupa começou o seu percurso em agências de Publicidade e Relações Públicas e depois de uma curta incursão pela SonaeCom, seguiu-se o desafio de liderar o Marketing e Comunicação da Siemens, onde teve a oportunidade de trabalhar em contexto internacional e de multinacional. Levando Portugal a peito, coordenou na Galp a equipa que teve a responsabilidade de definir a estratégia da identidade da marca e do seu portefólio institucional numa dúzia de geografias.

Responsável pela criação das marcas sustentáveis da Empresa, Galp electric ou Galp Ryde, deixou a empresa em 2022 como Diretora Geral da Fundação Galp. Depois de uma breve passagem como COO do Omnicom media group Portugal, decidiu abrir a sua empresa de Advisory na área do marketing, sendo hoje diretora geral da Garoupa INC – central de comunicação e marketing dedicada ao tema da sustentabilidade. Foi nomeada em 2020 Marketer do ano pelo Grupo Multipublicações e está no top 5 dos marketers mais admirados em Portugal em 2022 (Scopen). Lançou em 2022 o livro “Manual de sobrevivência para o mundo corporativo” em Portugal e no Brasil. Formação em Marketing pelo ISCEM (Instituto Superior de Comunicação Empresarial), pós-graduada em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, detentora de formação avançada em Gestão no setor da Energia pela AESE Business School, tendo ainda o curso de Futuro, Design de estratégia e Inovação do ISEG e Sustainable Business Strategy da Harvard Business School.

É professora de matérias de marketing em algumas universidades (Católica Business School do Porto, IADE, ISLA ..) e é habitualmente oradora em eventos onde fala sobre o mundo empresarial, apelando a todos aqueles que procuram alcançar sempre o melhor, tanto das oportunidades que surgem, como de si mesmos.